10 de maio de 2012

Dino-lindo! hihihi :3


Paleontologia- está ai uma área da biologia que vem me chamando muito a atenção ultimamente, logo eu que sou apaixonada por genética/física/química e coisa e tal.

Eu e a turma XV de Biologia, da Universidade Federal do Pampa, fizemos um campo com nosso professor de Paleontologia- Sergio Dias da Silva.  Nós paramos em três afloramentos, onde fizemos um “arrastão” – e tivemos a oportunidade de brincar de ser paleontólogo por um dia, visitamos o Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, e por ultimo fomos  na ULBRA em cachoeira do sul.

 E como eu não sou egoísta nem nada, vou colocar algumas fotos aqui no blog, espero que elas possam passar a vocês o quão incrível esse fosseis são de perto, mas confesso que a iluminação dos locais visitados não contribuiu em nada na qualidade da imagem - e não foi culpa da minha câmera (juro, juradinho), porque as fotos de todo mundo ficaram com uma resolução deplorável.


Primeiro Afloramento:


  ''Here comes the sun'' - desculpem eu tenho uma quedinha por imagens assim.


Isso não é nem um terço da extensão deste afloramento.


Acreditem os fósseis deste primeiro afloramento não passavam de 10 cm- decepção :(


Os fosseis foram mal preservados neste local .

Acredito que seja um rio/corguinho  intermitente.

A Sedimentação e o intemperismo eram muito evidentes neste afloramento.


Fóssil eu não encontrei, mas achei essa rã.

Ela estava embaixo dessa placa de sedimento que eu mesma arranquei.




Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues:


Crânio de dinossauro (não me lembro qual ) :(

Crânio de um Rincossauro

Réplicas de Dinossauros (cuti-cuti)

Réplica em vida/esqueleto de um Guaibasaurus Candelariensis.



Esses bloquinhos podem ser adquiridos no próprio museu por apenas R$: 2,00 - lindos, lindo! :3

Crânio de um dinodontossauro-  é evidente a osteoderme.

Fóssil de um tronco, é bem evidente as linhas de crescimento - indicam que havia tempos desfavoráveis a esse crescimento e tempos favoráveis ("cresce para, cresce para").


Restos (fósseis de diferentes partes/dinossauros)




ULBRA:

Crânio de Dinossauro.

Restos (fósseis)

Dente de Dinossauro.

Restos (fósseis)

Vértebra de Dinossauro.

Crânio de um pequeno dinossauro carnívoro.

Fósseis vegetais

Thecodontia





Segundo Afloramento:


Botucaraí - ''paredão'' com mais de 5 metros.
Fui a primeira menina a subir - nesta foto estou servindo de ''guincho'' para a segunda menina subir :)







Como são muitas fotos não vou colocar todas aqui, fiz um Flickr só para colocar fotos da saída de campo - http://www.flickr.com/photos/lorena_raspanti/sets/72157630331524870/ (deem uma olhadinha) 




Cherin pro cês :*


2 comentários:

  1. Também gostei. Com certeza o dia foi divertido... As fotos não ficaram ruins.

    ResponderExcluir