3 de dezembro de 2012

Saída de Campo: Zoologia


* como todo mundo já sabe - porque eu deixei bem claro neste post aqui - eu odeio insetos, e esse foi o motivo principal para fazer esse post.

No dia 16/11 fomos até Ernesto Alves (uma cidadezinha aqui no Sul que nem tinha calçamento) para fazer uma saída de campo com o professor de Zoologia: José Ricardo - Zeca para os íntimos, rs.

O dia foi bem legal, afinal eu não levei nenhuma picada de mosquito e nem fui atacada por nenhuma libélula, cigarra, besouro como imagina; mas mesmo assim não deixou de ser traumatizante, porque durante a noite eu acordei várias vezes assustada e gritando que insetos voadores estavam me atacando - meu namorado não me deixa mentir.

O dia foi dividido em duas partes, e as pessoas em dois grupos.


Parte da manhã - coleta em ambiente lótico:

Andamos aproximadamente uma hora, atrás de uma ''cachoeira'' - apesar de cansativo valeu a pena, afinal as paisagens eram maravilhosas.

ps: ''cachoeira'' porque não tinha quase nada de água lá.


A subida até a cachoeira era bem ingrime, e o Felipe (que era o único homem do nosso grupo, fora o orientador) ajudou TODAS as meninas na subida - que orgulho do meu namorado



Tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde, as formas de coleta foram as mesmas, com uso de peneiras e pinças - confesso que só coloquei a mão na massa na parte da tarde, acho que por receio.


Além dos insetos tinha outros animais (esses eram fofinhos) no percurso,



Parte da tarde - coleta em ambiente lêntico

Como eu já disse, na parte da tarde eu ajudei na coleta - afinal já estava menos apavorada com a ideia de dar de cara com aqueles insetos horrendos (que o Zeca não me veja falando isso).

No fim do dia todo mundo estava bem cansado, mas teve gente que ainda tirou forças para mergulhar no rio. 

* Eu não entrei por dois bons motivos: 1- porque eu descobri, ao longo do dia, a quantidade de bicho horrível que podemos encontrar em um rio 2- por pura preguiça mesmo.

ps: a fonte escolhida (nas montagens) não ajudou muito - da próxima vez prometo que vai ficar melhor ;)


2 comentários:

  1. Oi Lorena!! Tem como me enviar essas fotos? Não tenho elas.. alana.bavaro@gmail.com
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alana, as fotos estão disponíveis neste site: http://www.flickr.com/photos/lorena_raspanti/sets/72157632176922941/ - beijinhos:*

      Excluir