24 de março de 2013

Saída de Campo: Ecologia de Campo.


Esse semestre, sem dúvidas, está sendo um dos mais puxados na faculdade. Peguei 9 cadeiras,e dentre elas uma DCG: Ecologia de campo. No dia 13 de fevereiro fizemos uma saída de campo, que durou 4 dias, para a APA Ibirapuitã, . Uma área de preservação ambiental bem importante aqui no RS (para saber mais clique aqui).

Antes de ir tivemos que realizar um pré-projeto, e adivinhem só qual foi o tema do meu trabalho? Macro invertebrados aquáticos (e isso inclui INSETOS; e vocês sabem que eu tenho pavor de insetos). Apesar dos pesares, valeu muito a pena ter escolhido essa DCG e gostaria de deixar registrado aqui no blog.



No primeiro dia só fizemos um ''reconhecimento da área'', para ver onde cada um ia fazer a coleta. Caminhamos quase duas horas - só na ida - sob um sol escaldante atrás de uma cachoeira; que por sinal fez toda caminhada valer muito a pena. 




O meu parceiro de trabalho sofrimento foi o Vitor. No segundo dia percorremos quase dois km de mata fechada, ao longo de um rio, marcando 15 pontos em áreas fechadas (com cobertura vegetal) e 15 pontos em área aberta (exposta ao sol), para depois sortearmos 5 pontos em cada área para fazer a coleta. Só que de tarde quando íamos fazer a coleta, adivinhem só: CHOVEU

Não sei se todo mundo sabe, mas quando chove alguns insetos se desprendem do substrato e se deixam levar pela água do rio; muitos outros são simplesmente levados pela correnteza, por serem levesResumindo a chuva atrapalhou e muito nossa coleta.

No terceiro dia saímos bem cedo para suprir o estrago do dia anterior, já não estava chovendo e tinha até um solzinho. Realizamos as coletas com o auxilo de um surber (15X15) um horiba, e 20 potes para guardar as amostras.


Devo confessar que foi muito cansativo, e por vezes até estressante. Mas no final do dia a vista compensava todo o esforço, e revitalizava qualquer um.



Dos macro invertebrados, que de macro não tem nada, o maior que achamos foi uma Aegla, e os outros só com a ajuda da lupa mesmo. A maior amostra tinha 176 animais e aproximadamente 12 famílias - e olha, deu um trabalhão identificar tudo.


* ps: Se alguém quiser ver as fotos detalhadinhas - elas estão lá no eu flickr (link)

* ps2: Agradecimento especial ao Neil, que ''doou'' algumas fotos para o post. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário